terça-feira, 30 de agosto de 2011

Notícias e Mudanças

Um dos melhores sentimentos que podemos ter é quando as coisas começam entrar nos eixos e tudo começa a dar certo. Depois de um longo período de negação, de luta e de desânimo, vem, de uma hora para a outra,  as notícias boas que as vezes podem até mudar o rumo da nossa vida. Mas as mudanças são necessárias quando estamos mudando para melhorar, para crescer e ir mais rapidamente em direção aos nossos sonhos. É claro que vamos ter que abrir mão de algumas coisas, de alguns hábitos e dependendo o quanto a mudança nos afetou, deixar pessoas que amamos para trás e seguir nossa vida, isso não quer dizer que vamos esquecê-los, lógico!


As vezes, temos dificuldade de  lidar com um sentimento bom, pois estamos tanto tempo desanimados achando que nada mais vai dar certo, e aí acontecem coisas que surpreendem você, que nem acreditamos que elas realmente aconteceram. Hoje, acredito que sim, podemos mudar nossas escolhas sem peso na conciência, o que importa é se sentir feliz, do jeito que eu me sinto hoje, a um passo de realizar alguns sonhos que até então eram somente sonhos, mas que hoje estão ao alcance da minha mão. Incrível né, como as coisas podem mudar da noite para o dia, tão rápido.

Eu me sinto feliz! Muito feliz!

Uma semana abençoada a todos!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Florence Nightingale

Florence Nightingale foi a primeira enfermeira da história, ficou famosa por ser a pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Florence anunciou para sua família sobre sua decisão de cuidar de pessoas pobres e indigentes em 1845, provocando raiva e rompimento principalmente com sua mãe, pois toda sua família era rica e bem relacionada. Ficou conhecida como a  "Dama da Lâmpada", pois usava uma lâmpada para auxiliar na iluminação enquanto tratava os feridos. Por esse motivo o símbolo da enfermagem é uma lâmpada.


Após a morte de um mendigo, em 1846, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico, onde obteve apoio de Charles Villers, presidente do Comitê de Lei para Pobres (Poor Law Board). Isto a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.

Florence Nightingale - 1820 a 1910

Em outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, partem para os campos de Scutari (província de Istambul) para trabalhar em um hospital militar durante a Guerra da Criméia.

Em agosto de 1857, Florence volta a Inglaterra como heroína, sendo a pessoa mais famosa da Era Vitoriana, além da própria Rainha Vitória. Contraiu febre tifóide e ficou com sérias restrições físicas. Impossibilitada de fazer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida pelo seu valor técnico e profissional. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano que era ministrado por médicos com aulas práticas e teóricas.
 Em 1883, a Rainha Vitória lhe concedeu a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela foi a primeira mulher  a receber a Ordem do Mérito.


Florence morreu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos, deixando um legado de compaixão, persistência, dedicação ao próximo,  estabelecendo as diretrizes e os caminhos para a enfermagem moderna.

Boa semana!

sábado, 27 de agosto de 2011

Quando Ganhei Minha Primera Bicicleta

Não me lembro ao certo a idade que eu e meu irmão tínhamos quando ganhamos nossas primeiras bicicletas. Só lembro que ter uma bicicleta naquela época, era motivo de muita comemoração, pois só os mais abonados as tinham. Pedimos nossas bicicletas para o Papai Noel (oh inocência boa) e nos comportamos bem o ano todo, não respondendo para os pais, nem desobedecendo e estudando bastante, pois era isso que nos ensinavam desde pequenos. Nós só ganharianos presentes de Natal se passassemos de ano no colégio e fôssemos obedientes. Assim foram todos os nossos anos de colégio.

Estudar e ser bonzinho - receita para ganhar presentes no Natal

Então, lá pelo finalzinho do ano escolar, mais ou menos na metade de novembro, eu e meu irmão chegamos em casa do colégio (íamos a pé pois o colégio era pertinho) e quando olhamos na garagem haviam duas bicicletas encostadas na parede. Meus pais não estavam em casa. Sem pensar duas vezes, eu e meu irmão, imaginando que o Papai Noel havia se enganado na data e nos adiantou o presente de Natal, pulamos nas bicicletas e fomos andar na rua da nossa casa. Detalhe: os pneus das duas estavam bem vazios. Mas mesmo assim ficamos dando voltas perto de casa, eu de monareta vermelha e meu irmão de BMX amarela limão.

No meu tempo só usava capacete quem andava de moto

Quando olho na esquina, vejo o carro dos meus pais fazendo a curva para entrar na nossa rua. Chamei meu irmão e corremos colocar as bicicletas onde elas estavam (até parece que eles não viram), e fingir que nada havia acontecido. Quando meus pais abriram as portas do carro, já estavam rindo da situação, pois haviam comprado as bicicletas para escondê-las e nos entregar no Natal, porém a loja entregou antes do combinado. Como não havia  ninguém em casa, minha tia que morava ao lado e não sabia da história, pediu para deixar na garagem até meus pais chegarem.

Resumindo a história: Meu pai encheu os pneus das bicicletas e começamos nosso Natal praticamente com um mês de antecedência. Fomos na casa de nossos vizinhos e parentes mostrar nossos presentes de Natal. Nessa história toda, a parte ruim,  foi que nesse dia descobrimos que Papai Noel não existe. Ainda tentaram nos ludibriar com informações falsas a respeito do bom velhinho, mas aí não caímos mais. Que pena, né?

Nem foi tanto assim, mas ficamos tristes sim.

Minha mãe sempre conta essa história para minhas amigas e conhecidos quando vão na casa dela. Mas me lembro certinho de todos os detalhes, de toda a emoção de ganhar um presente tão esperado, e da tristeza de saber que a magia do Natal havia acabado. Mas foi muito bom enquanto essa magia durou. Tive sorte de ter tido uma infância tão feliz.

Bom findi!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Céu e Inferno

Quando se fala em céu e inferno existe uma divergência de opiniões tão grande que as vezes chega a dar pano pra manga. Algumas pessoas que insistem em saber mais que as outras,  acabam entrando em conflito com os demais para provar que para o céu vão os bonzinhos e para o inferno vão os malvados. Cada um tem sua opinião, ainda mais quando entra a religião no meio. Ai ferrou tudo!

Impossível discutir religião.

Ontem estávamos discutindo esse assunto aqui na farmácia e foi muito engraçado, pois todos tinham uma opinião diferente de céu e inferno. Na minha opinião o céu fica em um lugar qualquer, não necessariamente acima da nossa cabeça, naquele azulão, mas em algum lugar legal, melhor do que aqui, imagino. Espero que minha opinião sobre o céu esteja certa. Um lugar talvez cheio de coisas boas para comer, uma cama beeeem macia, música boa, enfim, coisas com que não precisaríamos nos preocupar e sim, só curtir.  Quanto ao inferno, bem....para mim o inferno é aqui, onde vivemos agora nossa vida "terrena", pois penso que em nenhum outro lugar existirá tanta gente louca e tanto sofrimento.


Talvez seria assim?

Mas, independente da minha opinião e da opinião dos outros, eu espero que realmente exista um lugar melhor quando sairmos daqui, acredito muito nisso, apesar de não praticar nenhuma religião, e o que me conforta é que se eu morrer e realmente existir um inferno com diabinho e tals, vou encontrar muita gente conhecida lá embaixo. E se o céu for naquele azulão mesmo, vou ficar lá em cima sentada numa nuvem atirando chuva e neve nos que ficaram aqui embaixo.

Óinnn que bunitinhos!

Mas isso só vamos descobrir quando chegar a nossa hora de viajar, e aí sim, vamos ver se o que falam é realmente verdade!

Bom final de semana!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Infância e Inocência

Lembro poucas coisas da minha infância. Minhas primeiras memórias são de um rancho que minha Vó tinha ao lado da casa, onde eu, meu irmão, primos e primas brincávamos o dia todo. Nós recortávamos figuras de revistas e colávamos nas paredes, para dizer que eram quadros. A nossa fantasia era que estávamos decorando a casa para morar.

Brincando de casinha com as amigas.

Depois pendurávamos uma lata de leite em pó vazia por um barbante que ficava pendurado pelo lado de fora da porta e quando alguém vinha nos visitar ( incluse os adultos) tinha que tocar a campainha ou seja, puxar o barbante até a lata de leite bater no teto pelo lado de dentro do rancho, fazendo um barulhão, aí sabíamos que tinhamos visitas. 
 
Brincávamos de telefone. Minha prima morava com a minha Vó e eu na casa ao lado, então esticamos uma corda com um copinho de iogurte vazio de cada lado da corda e usávamos como telefone. Quando nós queríamos chamar o outro, nós apitávamos com um apito que vinha junto com os famosos sorvetes secos, aí o outro pegava o copinho e colocava no ouvido enquanto o outro falava. E para responder nós trocávamos os copinhos do ouvido para a boca.

Era disso que eu estava falando.

Lembro ainda que nós brincávamos de "ser professora". Enfileirava os bichinhos de pelúcia e dava aula para eles, escrevendo e explicando coisas que aprendíamos no colégio,  no quadro negro, que ganhamos de presente no Natal. Você lembra o que é um quadro negro?

Isso é um quadro negro

Quando essas lembraças voltam ao meu pensamento, vejo como minha infância foi feliz e inocente, ao contrário de hoje, que com 10 anos, as crianças já querem computador e fazer tatuagens. Sinto falta dessa inocência nessa nova geração, que cresce mentalmente tão rápido, que não conseguimos acreditar que ontem nós trocamos suas fraldas e hoje eles nos olham e julgam como caretas e sem noção. A infância passou tão depressa, é tudo tão prematuro que assusta. Mas as coisas estão sempre em constante mudança, então deveríamos nos acostumar a elas, mas existem coisas como a inocência que deveria ser preservada o máximo de tempo possível, cada coisa no seu tempo, mas infelizmente não acontece mais assim. Que pena!

Li uma vez que a menina perde a inocência quando ela começa a sentir vergonha, quando percebe que  a calcinha aparece, por baixo da  roupa, ou quando é motivo de piada. Exemplo: " - Olha que bonitinha, parece uma tanajura (formiga que tem a bunda grande e a cintura fina)." A maioria das meninas ficaria complexada a alguns anos atrás, mas hoje, parece que passados os dez primeiros anos de vida, a sexualidade e a sensualidade afloram. Esse tipo de piada hoje, é considerado elogio e não traumatiza ninguém.

Me assuta pensar que cada geração perderá a inocência mais cedo e não irá aproveitar a melhor fase da vida, que é a infância, sem preocupações ou compromissos. Agradeço a Deus pela minha infância, que apesar de curta (tive que começar a trabalhar muito cedo), foi maravilhosa.

Beijos!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ocorrência Numero 2

Fomos acionados para fazer um transporte de um bebê de 2 meses, com problemas cardíacos, de um hospital de pequeno porte, para um de maior porte com o equipamento necessário para assiti-lo durante a sua recuperação, ou seja, uma UTI. Chegamos ao local e havia uma duzia de médicos tentando entubá-lo para poder fazer o tranporte. Como vocês devem lembrar, eu trabalhava numa ambulância básica, sem nenhum equipamento de UTI, portanto, o transporte só seria feito se um médico acompanhasse o transpote conosco na viatura. Depois de várias tentativas sem sucesso, os médicos do pequeno hospital decidiram transferi-lo sem o tubo necessário para manter a respiração e ainda o bebê estava fazendo paradas cardíacas constantemente.

Assim ficou minha cara quando soube o risco que seria o transporte.

Entramos na ambulância, eu, um médico e uma outra enfermeira do hospital para ajudar no processo, se necessário. Saímos da cidade em código 1 (com a sirene ligada) e rumamos ao hospital de destino que ficava a mais ou menos 40 minutos do local. Assim que percorremos os primeiros metros, o bebê fez a primeira parada cardio-respiratória. Com ambulância em movimento, a toda velocidade,  começamos a massageá-lo (o médico) e eu comecei a ambuzá-lo (Ambu é um aparelho destinado a fazer a respiração artificial quando a pessoa faz parada respiratória).

Ambu - aparelho usado na respiração artificial. O infantil é minúsculo.

O problema quando é uma criança tão pequena é que tudo e todos os movimentos tem que ser delicados senão podemos causar um dano permanente a criança. E assim começamos as manobras e depois de algumas tentativas, o pequenino começou a respirar sozinho. Eu estava ajoelhada na chão da ambulância de costas para o motorista, amarrada pelo cinto de segurança pela cintura. Infelizmente nessas situações temos que nos proteger como podemos e fazer o possível para manter o paciente estabilizado. O médico estava sentado no banco ao lado da maca, tambem preso pelo cinto de segurança pela cintura para poder se ajoelhar no chão quando o bebê parasse novamente. A outra enfermeira estava sentada ao lado, segurando o fio do soro, que apesar de preso no teto da viatura, balançava muito devido a velocidade. E assim seguimos caminho.


O bebê fez três paradas cardio-respiratória durante o transporte e conseguimos fazê-lo voltar. Chegamos no hospital de destino com o bebê vivo e chorando, porém, nós três que ficamos atrás na viatura, estávamos nauseados, pálidos e atordoados,  mas muito felizes por todos terem chegado com vida, inclusive nosso pacientinho. Entregamos o bebê aos cuidados do médico plantonista que já nos aguardava,  e após uma breve congratulação ao motorista que além de chegar em menos de meia hora ao destino, não nos colocou em momento algum em perigo, seguimos de volta ao hospital para devolver o médico e a enfermeira. E tudo terminou bem, inclusive com o bebê que acabou se recuperando após uma cirurgia cardíaca. Isso é o que eu chamo de um guerreiro, tão frágil e ao mesmo tempo tão forte.

Assim que eu me sentia, com a certeza de missão cumprida!

Não preciso dizer que ganhei o dia...

Boa semanina...





sábado, 20 de agosto de 2011

Tudo Acontece Por Uma Razão

Assistindo recentemente um episódio de um seriado, umas das personagens dizia que tudo o que acontece na nossa vida, acontece por uma razão. Nunca tive dúvidas sobre isso e sempre tenho um pensamento positivo em relação a tudo o que acontece, mesmo quando é algo ruim. Às vezes temos que esperar muito tempo para conseguir realizar um sonho, ou para ganhar uma boa notícia, enfim, nada cai do céu, e sem nenhum sacrifício ou algum sofrimento, as coisas não acontecem. Mas quando as coisas boas acontecem, elas nos fazem ver o quanto foi importante a espera, o quanto vale a pena correr atrás do que você quer, afinal, tudo acontece por alguma razão.

Hoje eu estou muito feliz pois o tempo que sofri, daqui para frente, vai ser compensado! Hoje eu me sinto assim:




Nas nuvens!!!

Obrigada por ser tão bom comigo, Senhor!




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como você dorme?

Quando o assunto é dormir, além de começar a bocejar,  já pensamos em uma cama bem macia, lençóis limpos, travesseiros fofinhos e pronto, é só fechar os olhos e relaxar. Mas,  você presta atenção na posição que você costuma dormir? Sabe os benefícios e os malefícios das posições que você julga ser tão confortável para descansar?

Como é bom dormir bem...

As melhores posições para dormir são aquelas em que todos os músculos do corpo relaxam, principalmente os músculos das costas, região lombar, dorsal e cervical , pois são os músculos que mais trabalham durante o dia. Se você vai dormir e costuma levantar mais cansado do que foi deitar, com dores no corpo,  principalmente nas costas, um dos fatores pode ser que você dormiu em uma posição inadequada.

Uma noite mal dormida causa vários incômodos no dia seguinte.

Uma posição adequada para o descanso total dos músculos é a posição fetal, que consite em ficar de lado com as pernas ligeiramente dobradas (como os nenéns na barriga da mãe). O travesseiro deve preencher o espaço que fica entre o colchão, o ombro e a cabeça, e também se aconselha colocar um travesseiro entre os joelhos para aumentar o conforto e ter um sono repousante.

Posição fetal - a mais indicada.

Dormir de bruços é uma das posições inadequadas porque causa uma série de desconfortos na região lombar e cervical, acentuando os problemas de lordose, escoliose e lombalgia (dor nas costas).

Posição inadequada - de bruços.

A posição de dormir de barriga para cima só é aceitável se você colocar uma almofada embaixo dos joelhos, a fim de evitar dores nas costas, pois o joelho fica elevado,  fazendo com que o quadril se encaixe e compense a lordose (curvatura lombar). Deve-se utilizar um travesseiro baixo para não forçar a cabeça e a cervical.

De barriga para cima - posição correta.

A minha posição preferida para dormir, é a de bruços. Sei que é a posição mais inadequada possível, ainda mais que tenho um desvio de coluna (lordose). Tem manhãs que eu já levanto com as costas em frangalhos. Mas infelizmente não consigo me sentir confortável em outra posição, e olha que já tentei todas, inclusive com os travesseirinhos para ajudar, mas não adiantou, acabo sempre adormecendo e acordando de bruços. Mas ainda estou trabalhando nisso para melhorar minha qualidade de sono.

Uma boa noite de sono é necessária para repor as energias que gastamos durante o dia,  e se a sua noite de sono não conseguir compensar o seu cansaço ou repor suas energias, automaticamente, o  sono e o cansaço acumularão, transformando você numa pessoa mal-humorada, com dores no corpo, dores de cabeça, irritabilidade entre outros sintomas. O bom sono para nós é tão importante quanto a comida e o oxigênio que respiramos.


Bons sonhos a todos!

sábado, 13 de agosto de 2011

Sonhos

O que seria de uma pessoa, se ela não tivesse sonhos?

A maioria das pessoas tem muitos sonhos, grandes ou pequenos, simples ou exuberantes, possíveis e impossíveis. Até que ponto uma pessoa é capaz de chegar para realizar seus sonhos? Existem pessoas que fazem qualquer coisa para conseguir o que querem, não importa a quem prejudique ou o que irá lhes custar. Um sonho realizado desse jeito, não tem o mesmo gostinho de quando você faz o maior esforço para consegui-lo, passa noites sem dormir trabalhando, para economizar dinheiro, ou enfrentando seus medos, por exemplo de voar, ou ainda renunciando a várias coisas que gostaria de ter ou fazer para realizar apenas um dos seus sonho, sem prejudicar ninguém, por mérito próprio. Se ele realmente for tão importante, vale a pena o sacrifício.

É justamente a possibilidade de realizar um sonho, que torna a vida interessante!

Um dos meus sonhos antigos, porém não menos importante, que estou prestes a realizar,  é ir assistir um show do Pearl Jam, que é uma banda que gosto tanto que já comprei os ingressos para assiti-los em novembro, e que chegam no final do mês por sedex.. Conversando hoje com meu marido, ele me deu a feliz idéia de que quando a gente for, em novembro ver o show, nós poderíamos ir de avião, pois (pasmem), eu nunca sentei dentro de um avião. E como viajar de avião está na minha lista de sonhos, posso realizar dois sonhos ao mesmo tempo. É claro que adorei e aceitei a idéia dele.

Gostei da idéia!

Mas para realizar esses digamos, "pequenos" sonhos, tive que renunciar a pequenos luxos que podemos ter constantemente, que nos fazem tãããoo bem, como por exemplo: deixar de comer sushi (só por um tempo, ok?), que é uma comida que amo de paixão, porém custa uma pequena fortuna, comprar roupas, bombons caros, deixar de passear alguns finais de semana para economizar combustível, enfim, pequenas coisas que juntando tudo, fazem uma diferença incrível quando o assunto em questão é dinheiro. Mas tudo é passageiro, então não precisamos nos arrancar os cabelos porque precisamos economizar, tudo vai passar e é por uma boa causa.

Economizando para realizar um sonho

O melhor de tudo quando você tem sonhos, é a ansiedade de realizá-los quando a data estipulada está chegando, de arrumar as malas para fazer aquela viagem, ou no meu caso ir assitir ao tão desejado show e de quebra passear de avião. Não há preço que pague tal felicidade. Mas por enquanto vamos ter paciência e esperar até o bendito dia,  para que depois eu possa contar tudo em detalhes em um outro post, ok?

Até mais!

sábado, 6 de agosto de 2011

Férias

Apartir do momento que você deixa seu local de trabalho, no dia que começam suas férias, parece que o tempo começa a voar. Se tem um período no ano em que o tempo passa muuuito rápido, é quando você resolve tirar suas merecidas férias. Talvez porque você está tão feliz e despreocupado com tudo que nem se lembra de olhar no relógio que horas são, ou que dia da semana estamos, ou quanto tempo falta para voltar à masmorra. Estamos somente preocupados em nos divertir, passear, rever amigos, viajar, enfim, fazer tudo o que nos dá um imensurável prazer.


Mas, como tudo tem seu lado bom e ruim, mesmo que seja quando o tempo passa igual a um relâmpago nas suas férias, se você tivesse férias com muita frequência, não teria essa espera ansiosa pelo final do seu último dia de trabalho, nem a preocupação de se divertir o mais que puder sem se preocupar com horários ou se estamos na quarta ou no sábado. Talvez,  ter pouco tempo de férias nos ajuda a não nos acostumarmos com elas e consequentemente não acabar enjoando, o que para mim não seria sacrifício nenhum ficar 365 por ano de férias...hehehe! Quem me dera!


A gente fala sim, que gostaria de passar o máximo possível do nosso tempo, de férias, mas chega uma hora em que você começa a sentir saudade do seu trabalho, por mais chato que ele seja, dos seus colegas de trabalho, do compromisso de levantar cedo, com um frio de 5 graus, ou um calor de 40 graus e querendo ou não, você não vê a hora de voltar. Mas isso para quem consegue tirar 30 dias de férias diretas e não quando voce tira elas em prestação...como no meu caso. Quase nem deu tempo de sentir o gostinho! Mas mesmo com saudades do trampo e vontade de voltar, bate aquela depressão pós-férias. Você fica desanimado por dias, até começar a pegar no tranco de novo. Isso leva um certo tempinho, talvez algumas semanas..hehe!


Bem, como temos pouco tempo para desfrutar as nossas merecidas férias, temos que nos organizar e fazer com que elas sejam o mais divertida possível e aproveitar esse curto tempo para colocar os pensamentos em ordem, descansar muito, reencontrar amigos distantes, enfim, fazer o que nos deixa felizes, pois mesmo que esse período passe voando, mesmo assim, vale a pena aproveita-lo o melhor que você puder. E não esqueça que ano que vem tem mais!


Até mais!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vida de Enfermeira

Esse pequeno texto resume em doze frases o que é a vida de uma enfermeira. Se você tem dúvidas quanto a  escolha dessa profissão, saiba que você vai passar por tudo isso, e inexplicavelmente, você vai amar!

  • Não terás vida particular, familiar ou sentimental;
  • Não terás finais de semana, feriados ou qualquer tipo de  folga;
  • Terás gastrite se tiver sorte, se for como os demais, terás úlcera;
  • A pressa será teu único amigo, e as suas principais refeições serão pizzas, miojos, etc;
  • Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se sobrarem cabelos;
  • Tua sanidade mental será posta em cheque antes que complete cinco anos de trabalho;
  • Trabalho será seu assunto preferido, talvez o único;
  • A máquina de café será sua melhor colega;
  • Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você;
  • Terás sonhos com pacientes e, não raro, resolverá problemas dos mesmos nesse período de sono;
  • Exibirás olheiras como troféus de guerra;
  • E, o mais importante ... inexplicavelmente amarás!


Quando li esse texto, tive a impressão de que ele foi escrito para mim, mas qualquer profissional de enfermagem que o ler, vai saber que tudo o que fala aqui é a mais pura verdade e vai se identificar também,  e quem ainda não passou por isso tudo, um dia irá passar. E irá amar! 

Esperando o próximo paciente...


Intermináveis plantões noturnos...

Eu já passei por tudo isso ...  não tive vida particular, finais de semanas e feriados, tive dores de estômago, tive muita pressa (ainda hoje sou apressada), comi muuuuuito miojo, alguns fios dos meus cabelos ficaram brancos (por isso eu pinto), quase fiquei louca, mas consegui passar os cinco anos por quase três vezes, meu assunto preferido ainda é enfermagem, mesmo que no momento eu esteja  meio que desviada da minha profissão, mas quando eu e minha mãe nos encontramos...sai de baixo (ela também é enfermeira), já tomei tanto café para me manter acordada nos plantões noturnos, mas no meu tempo não existiam máquinas de café, happy hour... que happy hour? Sonhei com metade dos pacientes que cuidei e mesmo em sonho, eu estava cuidando deles, de alguma forma. Ah...as olheiras...nenhum creme por mais potente que possa ser, resolve, somente dormir muito, mas eu nunca tinha tempo para isso, e o cansaço acumulou durante todos esses anos...e o mais importante é que eu amei e amo minha profissão, inexplicavelmente!

A gratificação!

Difícil é explicar como você pode passar por tudo isso e ainda gostar do que faz. Para mim, as pessoas já nascem com um dom e se você tem sorte e descobre-o logo no início de sua vida adulta, você não precisará trabalhar por um dia, pois tudo o que você fizer, fará com prazer e se sentirá gratificado mesmo não recebendo nada em troca. Eu me considero uma pessoa de sorte!

; )